Nova Lei de Uso e Ocupação estimula alta de preços

19-10-2010 11:51

 

Cenário
Nova Lei de Uso e Ocupação estimula alta de preços
 

O aquecimento da economia, aumento de oferta de financiamentos e especulação no mercado imobiliário não são os únicos responsáveis pela alta no preço de imóveis na capital. Como explica Alessandro Faria, sócio diretor da Aceti Netimóveis, a lei 9.959, que estabelece um novo Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo para Belo Horizonte, sancionada pelo prefeito Marcio Lacerda há pouco mais de três meses, é um dos mais atuais motivos para o aumento dos preços imobiliários em Belo Horizonte.

"Antes, era possível construir mais em um mesmo espaço. Agora, os construtores que não quiserem se valer da outorga onerosa, terão que se contentar em construir menos. Como o preço dos terrenos não irão cair proporcionalmente, uma das alternativas será a transferência de parte do prejuízo para o consumidor final, com o aumento do valor venal dos imóveis", diz.

Entretanto, vale lembrar que a medida irá afetar somente os imóveis que tiveram a aprovação de projeto e início das construções depois da aprovação da lei. (AM)

Valorização é maior no Buritis

Quem está à procura de um imóvel no bairro Buritis, região Oeste da capital, não se cansa de se surpreender com as constantes altas nos preços dos imóveis. Segundo Alessandro Faria, sócio-diretor da Aceti Netimóveis, além da valorização imobiliária em toda BH, o preço dos imóveis no Buritis já sofreu imediatamente com a alteração do coeficiente de construção que passou de 1,7 para 1. "O metro quadrado do imóvel no bairro chega a R$ 5.000, 15% a mais do valor encontrado anteriormente à nova lei. (AM)

Bookmark and Share